
Há 12 anos Paraíba enfrentava blackout que atingiu quase todo Nordeste – relembre
- Redação
- 28 de agosto de 2025
- Notícia, Tecnologia
- 0 Comments
28 de agosto de 2013. Passava das 15h. Tudo caminhava normal em mais um dia útil de trabalho. De repente, as cidades ficaram às escuras. Serviços paralisados. Caos. Blecaute total. Há exatos 12 anos, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de oito Estados da Região Nordeste, entre eles a Paraíba.
O apagão deixou as cidades da Paraíba às escuras a partir das 15h23. Por volta das 16h45, a energia começou a ser restabelecida gradativamente, por questões de segurança. Naquele dia, a energia elétrica só foi restabelecida em toda a Paraíba por volta das 18h30. Naquele dia, todos os 223 municípios da Paraíba foram declarados sem energia elétrica por mais de 3 horas.
A causa foi um foco de calor (queimada) em uma linha de transmissão, na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí que provocou o desligamento manual de um circuito e, em seguida, de uma segunda linha em contingência dupla, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte, e um dos maiores da região. Além da Paraíba, foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
No dia 21 de março de 2018, a Paraíba também sofreu com outro apagão. Todos os 223 municípios do estado sofreram um apagão energético. Com a queda de energia, semáforos apagaram e o desligamento causou congestionamentos nas principais vias de João Pessoa e Campina Grande. Escolas e empresas liberaram estudantes e funcionários mais cedo, causando ainda mais trânsito.
O apagão de energia causou falta d’água em toda a Paraíba. Segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), as estações não puderam funcionar sem energia e, por isso, o abastecimento em todas as cidades atendidas pela Cagepa foram comprometidas.
Histórico
Entre 2010 a 2018, uma série de apagões do setor elétrico atingiu Estados brasileiros. O primeiro, 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.
Em 21 de março de 2018, uma queda de energia afetou todos os estados do Nordeste. Na época, a falta de energia elétrica afetou os estados do Maranhão e Tocantins e parcialmente no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí e Pará.
A causa teria sido uma perturbação que gerou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
Em 2015, o apagão atingiu onze estados e mais o Distrito Federal no dia 19 de janeiro, devido ao alto consumo, falhas em linha de transmissão e produção no limite. Por volta das 15h, faltou energia em toda a Região Sul, nos quatro estados do Sudeste, na região Centro-Oeste e também em Rondônia.
Todos os estados do Nordeste sofreram um apagão na tarde do dia 28 de agosto de 2013. Segundo o ministério de Minas e Energia, foi provocado por uma queimada no Piauí.
O apagão atingiu toda a região Nordeste a partir das 15h08, horário de Brasília. Segundo o ministério, o blecaute provocou o desligamento de duas linhas de transmissão paralelas e totalizou um corte de carga de 10.900 megawatts.
Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
Em outubro, outra ocorrência afetou nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.
Já em 2011, um apagão atingiu parte do Nordeste do país na noite do dia 3 de fevereiro e início da madrugada do dia 4. Segundo relatos, o blecaute ocorreu em, pelo menos, oito estados: Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte.
Foram registrados problemas em uma linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Os sistemas de três usinas – Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga – tiveram de ser desarmados.
Em 2010, todos os estados do Nordeste enfrentaram um apagão parcial por aproximadamente 40 minutos na tarde do dia 10 de fevereiro. Segundo a Eletrobras, faltou energia por volta das 13h50 – horário local, uma hora a menos de Brasília por conta do horário de verão – e a situação foi normalizada por volta das 14h30.
Em todos os apagões, as cidades enfrentaram uma série de problemas. Sem energia elétrica, muitos serviços ficaram temporariamente suspensos. A queda na interrupção de energia, provocou caos no trânsito, suspensão de aulas, entre outros transtornos.
Deixe Um Comentário