
João Azevêdo entrega premiação a professores e escolas
O governador João Azevêdo entregou a premiação aos vencedores do “Professor Nota 1000” e do “Escola Nota 1000”, em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (14), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Nesta edição, foram contemplados 3.307 professores e 229 escolas — investimento superior a R$ 56 milhões, com impacto direto em 6.598 profissionais e colaboradores vinculados às unidades escolares premiadas. A iniciativa do Governo da Paraíba estimula práticas pedagógicas que promovam avanços na aprendizagem dos alunos da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino.

Na ocasião, João Azevêdo comemorou os avanços da Educação paraibana. Nos anos iniciais, por exemplo, a taxa de aprovação aumentou de 95,5% para 98,4%. Já nos finais, foi de 82,2% para 97%.
Outra comemoração pelo chefe do Executivo estadual foi a redução nas taxas de reprovação e de evasão escolar. Nos anos iniciais, aquela caiu de 3,3% para 1,4%; e esta, de 1,2% para 0,1%. A reprovação, que era de 12,9%, nos anos finais caiu para 2,5%. Já a evasão foi de 4,9% para 0,4%. Ou seja, praticamente nenhum aluno deixa mais a escola para trás nesse período.
“Que alegria começar o dia reconhecendo um grande trabalho que é feito nas escolas, além daquele que se faz enquanto sistema de educação. Na Paraíba, a nossa Gestão potencializa ainda mais as conquistas da educação, porque incentivamos professores e servidores a desenvolver atividades complementares ao nosso sistema de ensino para que haja avanços na relação ensino-aprendizagem. É um reconhecimento a todos os que se dedicaram para fazer uma melhor escola pública. E esses números que foram apresentados demonstram que temos conseguido”, disse, momento em que também destacou a reestruturação da premiação, com critérios ainda mais exigentes.
“Quando fazemos esse reconhecimento é porque boas práticas foram colocadas dentro das escolas — professores se esforçaram individualmente no desenvolvimento de metodologias que têm trazido resultados excelentes — e também boas práticas de gestão de uma rede de mais de 600 escolas, visando à qualificação do ensino”, acrescentou João Azevêdo, adiantando que até o fim deste mês mil professores serão convocados pelo concurso da Educação e que a categoria, que já recebe acima do piso, terá reajuste equivalente aos demais servidores, caso o índice do Governo federal esteja abaixo do reajuste linear a ser concedido pelo Estado.
O vice-governador Lucas Ribeiro observou que a premiação demonstra que a educação paraibana vai muito além dos números. “Esses projetos que foram premiados aqui mostram que a educação da Paraíba vai além de aprovar estudantes para o Enem; vai além de números. É sobre cidadania. É sobre formação. Na Paraíba, sob a liderança do governador João Azevêdo, a educação tem sido prioridade, tem sido uma política de Estado. É a educação que transforma”, afirmou.
O secretário de Estado da Educação (SEE), Wilson Filho, ressaltou que a premiação é o reconhecimento a um esforço coletivo que tem produzido resultados positivos. “Hoje, estamos premiando 3.307 professores e 229 escolas vencedoras. Os mais de 6,5 mil servidores contemplados, com os professores, atingimos a marca de cerca de 10 mil profissionais da educação reconhecidos. O edital tem critérios e o maior deles é a dedicação, o envolvimento de todo mundo na construção de práticas pedagógicas e de gestão que produzam os resultados que acabamos de apresentar”, disse, em referência a uma apresentação dos números sobre aprovação e evasão escolar, entre outros índices.
Em seu discurso, o deputado federal Wilson Santiago enalteceu os esforços e a responsabilidade da gestão do governador João Azevêdo com a educação do povo paraibano. “Todos os profissionais têm feito muito para destacar a educação da Paraíba — e ficamos muito felizes com essa iniciativa. Mas nada disso seria possível se não fosse a determinação do governador João Azevêdo, que se mostra todos os dias comprometido com a educação e com todos que querem um futuro melhor para a Paraíba”, completou.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, externou alegria pelo momento de celebração da educação paraibana. “Esse momento é de muita alegria para a educação pública da Paraíba e para a gestão do governador João Azevêdo. É também uma grande alegria participar de um momento como esse, porque eu sei que a educação é o meio que os filhos do povo têm para vencer as dificuldades da vida e enfrentar os preconceitos na luta por melhores condições de vida”, comentou, na solenidade em que também estiveram presentes os deputados estaduais Francisca Motta, Danielle do Vale, Chico Mendes, Eduardo Carneiro, João Gonçalves, Chió, Júnior Araújo e Sílvia Benjamin.
Margareth Zaponi, que representou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), assim como auxiliares da SEE, como Edilson Amorim, secretário-executivo de Gestão Pedagógica; Pollyanna Loreto, secretária-executiva de Administração, de Suprimentos e Logística; e Erivonaldo Alves, secretário-executivo de Cooperação com os Municípios, também estiveram presentes, entre outras autoridades e gestores de vários municípios paraibanos.
Estímulo à aprendizagem — Instituído em maio de 2025, o Prêmio Professor Nota 1000 reconhece docentes em efetivo exercício que desenvolveram práticas pedagógicas inovadoras, de acordo com as diretrizes curriculares e baseadas em evidências educacionais. Os professores premiados recebem o equivalente a uma remuneração mensal.
Já o Prêmio Escola Nota 1000 é destinado às unidades escolares que conseguiram resultados positivos na aprendizagem, no fluxo escolar, no planejamento pedagógico, na participação em avaliações institucionais e na organização administrativa — critérios que estão interligados com o fortalecimento da aprendizagem. Os servidores das escolas vencedoras recebem premiação correspondente à remuneração.
Nesta edição, a grande novidade foi a criação do Prêmio Melhores do Ano, iniciativa que vem estimular ainda mais o sucesso da aprendizagem. Nessa categoria, foram premiados 16 estudantes — um de cada Gerência Regional de Educação (GRE); 16 professores (um por cada categoria temática); e também 16 escolas premiadas (uma de cada GRE).
A premiação foi dividida assim: os alunos ganharam um notebook; os professores, uma viagem dentro do País; as escolas, R$ 15 mil em dinheiro; e os funcionários das Gerências o 14° salário.
Da ECI Antônio Coelho Dantas, no município de Nova Palmeira, Sertão paraibano, a professora Alice Medeiros foi enfática ao descrever o sentimento de ser uma professora Nota 1000. “O meu projeto adotou a educação financeira para trabalhar a matemática em sala de aula. E essa premiação é um grande reconhecimento, que nos estimula ainda mais. Estou muito feliz mesmo”, concluiu.


Deixe Um Comentário