Nova projeção do Banco do Brasil confirma que Paraíba segue com crescimento do PIB acima da Região Nordeste e do país

Compartilhe!

Mesmo em cenário nacional desafiante com a manutenção da taxa básica de juros em patamar alto e de desaceleração econômica no País, a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba permanece com taxa superior à da Região Nordeste e a do Brasil para o ano de 2025. Essa é a constatação do novo estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, publicado na última sexta-feira (10). A expansão da atividade econômica projetada para o Estado da Paraíba é de 2,7% para este ano, enquanto a média de crescimento da Região Nordeste é de 1,8% e a do País de 2,2%.

Na Região Nordeste, a expansão econômica da Paraíba (2,7%) ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas do Maranhão (3,5%) e se equiparando ao estado da Bahia (2,7%), conforme estudo do Banco do Brasil. Em 2024, o PIB da Paraíba foi o maior do país, com taxa de crescimento de 8,8%. (Veja o ranking das taxas projetadas para os estados do Nordeste no quadro). 

PIB INDUSTRIAL É DESTAQUE – Por setor, o desempenho da atividade econômica da Paraíba é impulsionado pela força do setor do PIB industrial, que terá uma expansão de 3,7%, acima das médias projetadas para o Nordeste (1,6%) e para o Brasil (1,7%), no mesmo setor, além de ficar com a terceira maior taxa entre os 26 Estados e Distrito Federal.

AGROPECUÁRIO CRESCE ACIMA DO NORDESTE – Mesmo com uma área expressiva do Estado localizada no semi-árido e com menor peso na atividade econômica, o PIB do setor agropecuário paraibano terá alta de 3,7% este ano e crescerá acima da média do Nordeste (2,3%).

PIB DO SETOR DE SERVIÇOS – Já o PIB do setor de Serviços, que concentra quase 70% da economia do Estado, ao englobar os segmentos do comércio, da administração pública, do transporte, de armazenagem e correio, das atividades imobiliárias, dos meios de hospedagem e alimentação fora do lar, educação e saúde privados e serviços em geral, terá alta na mesma média da projetada para o PIB em 2025 (2,7%),  mas crescerá  também acima da média do Nordeste (2,1%) e do Brasil (2,2%), alcançando a segunda maior taxa entre os Estados do Nordeste, atrás apenas do Maranhão (3,2%).

DESEMPENHO POSITIVO NO ANO – O secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, ressaltou o desempenho positivo da Paraíba nos setores como varejo, serviços e a geração de emprego este ano, mesmo diante da conjuntura econômica nacional desafiante.

“A Paraíba lidera na Região Nordeste mais uma vez o crescimento dos setores do Comércio (5,7%) e de Serviços (6%), enquanto a geração de emprego da Paraíba tem sido consistente e no patamar alto a cada ano. No acumulado dos oito meses deste ano, o saldo de emprego com carteira assinada chegou a 19.948 postos com carteira assinada ainda no período do ano menos aquecido, o que reflete no PIB”, apontou.

POLÍTICA ACERTADA E INVESTIMENTOS – Marialvo Laureano acrescentou ainda que a expansão do PIB da Paraíba em 2025 “é fruto também de uma política de desenvolvimento acertada, técnica e de continuidade, que conduz uma gestão fiscal equilibrada do Estado por sete anos consecutivos, liderada pelo governador João Azêvedo, que tem mantido fortes investimentos nas áreas estruturantes do Estado e atraído empresas, investimentos e novos negócios em parceria com a iniciativa privada com o intuito de gerar emprego e renda”, frisou.

Deixe Um Comentário